A Música e o Cinema

No dia 7 de julho, o maestro António Victorino d’Almeida deu um concerto, no Cineteatro Messias, onde tocou a solo, num concerto interativo.
Com 83 anos de idade, o maestro fez uma viagem pelo repertório que compôs para diversos filmes, teatros e programas de televisão, para os vários países por onde passou. Com a sua incontornável capacidade de comunicação, conseguiu cativar todo o tipo de público, desde os mais novos, até aos mais velhos. Foi um serão inexplicável entre histórias vividas e explicações de obras escritas e tocadas pelo próprio.
De origem lisboeta, António Victorino d’Almeida é Maestro, Pianista, Escritor, Realizador de Cinema e Televisão e Encenador e, embora tenha sido considerado um menino prodígio, teve uma infância comum, iniciando a sua aprendizagem musical em tenra idade e aos 5 anos de idade compôs a sua primeira obra.
A sua vida num palco começou precocemente, aos 7 anos deu o seu primeiro recital, onde interpretou obras de Mozart, Beethoven e duas peças da sua autoria. Estudou Conservatório Nacional de Lisboa e Instituto da Alta Cultura, onde se licenciou em composição. Foi ainda Presidente do Sindicato dos Músicos
António Victorino d’Almeida é um dos compositores portugueses que mais obra produziu, abrangendo música a solo, para piano e outros instrumentos, música de câmara, sinfónica e coral – incluindo ópera, fado e música para cinema.